Que coisa feia!

Não sou dessas pessoas que ficam implicando, e cheia de discursos contra o preconceito, e tudo mais. Sou uma pessoa bem relax, que tenta levar muita coisa na esportiva, mas tem hora que não dá. Tem hora que você lê/ouve certa coisa sobre qualquer assunto, e pensa:

"O que merda será que essa pessoa tem na cabeça?!"


Esse post não surgiu do nada. Eu estava lá, vivendo minha vida, lendo meu Facebook, acessando um grupo sobre blogs, onde iniciou-se uma pequena discussão sobre Melissas, quem gosta, e quem não gosta.
Aí, eu me deparo com esses comentários, todos que irei copiar exatamente como foram escritos, e destacar algumas partes interessantes.

Eu tbm não curto. Acho q "favelizou"
Defina, favelizar. Então... Pessoas residentes de uma favela não podem usar determinadas marcas, só por causa de sua condição financeira? Cuidado, algumas dessas pessoas que moram lá tem mais dinheiro que você (e eu, obviamente).


Aí outra menina foi e tentou justificar:

Acho que o "favelizou" que ela quis dizer não foi no sentido de pessoas que moram na favela, mas sim de um certo "estilo" , esse termo de "pessoas faveladas" também é usado pra pessoas tipo aquelas meninas que andam com marginal, que falam igual, que vão pra baile funk pesado, que são barraqueiras, enfim, tem muitas dessas que moram em bairros bons que não sejam favela... 
Não, pera. Então, desde quando residir em uma favela define estilo? É como se ela estivesse falando que todas as meninas que vivem na favela andam com marginais e toda essa treta que ela falou. E que tem meninas "estilo favela" como ela fala que moram em outros bairros, ou seja, pode morar em Copacabana, mas se tiver esse estilo é "favelada"?


Aí, outra foi e concordou:

Exatamente ****! As rolezeiras agora são adeptas das Melissas.. Mas só usam modelos também que custam menos de 150$ , os chinelinhos , as ballets , flox e afins. Ai por gostar da marca mas não querer estar inserida em um grupo que não gosto prefiro muitas vezes nem comprar determinados modelos .
Ué, tipo, a pessoa gosta da marca, só que não vai comprar, porque a "rolezeira" tá usando, e só por isso a marca agora não é digna do uso da dita cuja que comentou isso, e nem de outra pessoa NO MUNDO que não seja uma "rolezeira". Em que testamento do mundo fala que a marca melissa agora (as de menos de 150$, pq né kk) é uma marca exclusiva de propriedade e direito de todas as "rolezeiras" do "Brasíu" e do mundo?


Continuando nas concordâncias:

Eu entendo você, quando comecei a comprar as rolezeiras na época usava pulo do gato, kkkk e fico muito triste da melissa ter preços acessíveis e aceitar cartão de credito !  por mim elas não usavam um sapato que amo tanto, mais fazer o que não vou deixar de usar ! 
Então agora... A pessoa que é uma "rolezeira" não pode usar mais uma marca só porque você gosta dela e não gosta da "rolezeira". Tipo, só porque fulana de tal gosta de uma marca, todas as pessoas do mundo que ela não gosta e todos os estilos do mundo que ela não gosta não podem mais as marcas que Fulana de Tal gosta, porque por ela, ela não queria mesmo. E ainda disse sobre a marca, como quem quer dizer: POBRE NÃO PODIA COMPRAR MELISSA, NÃO PODIA TER CARTÃO DE CRÉDITO, PRA FULANA DIVIDIR EM 168435786 VEZES E USAR A MINHA AMADA MARCA, PORQUE POBRE É POBRE, É UMA RAÇA INFERIOR, QUE NÃO MERCE AS COISAS DA VIDA PELAS QUAIS EU TENHO ACESSO.
Não, pera.


Aí eu "gentilmente" expressei a minha opinião sobre esses comentários acima, com os seguinte texto:

Sim, é preconceito deixar de usar alguma coisa só porque ela é usada por algum outro grupo pelo qual você não se identifica. É como se determinados grupos se apropriassem de determinadas marcas e todo mundo cair na falácia de achar que só quem é de tal jeito, usa tal marca. Se for assim, posso aposentar minhas camisas da GAP, da Hollister e etc, porque tem "rolezeiras" e "funkeiras" usando, que eu não gosto, cadê a lógica nisso? Então, você não pode usar marca X, porque senão pessoas vão achar que você é alguma coisa SÓ PELO sapato que você está usando? Isso é PRÉ conceito sim, e essa coisa de marca X pra grupo X e pessoas como você que disseminam essas idéias só ajudam essa falácia a ficar mais forte, mesmo sem ter nenhum sentido.

E completei com:

E outra coisa, falar que "ah, tal pessoa não pode usar tal marca" só porquê não gosta dela/do estilo dela? Me poupe! Todo mundo é livre pra usar marca que quiser, o que quiser, do jeito que quiser. Só porque pessoa é X assim, e quer ter X estilo ela não pode usar tal marca, só porque você gosta, e porque você gosta, todas as pessoas que você não gosta no mundo não podem usar? Ué!?

E mais para frente, depois de algumas contestações, eu completei com:

 Eu não tenho direito de falar da opinião de ninguém, mas o que eu penso sobre uma opinião não muda o fato dela ser preconceituosa ou não. Eu também tenho muitas opiniões que poderiam ser consideradas preconceituosas, e sei disso!
E quem sai perdendo é a pessoa que deixa de usar a marca só por causa de outro grupo que a use. No fim das contas, a pessoa está sendo apenas boba.
E se você gosta de alguma coisa, e de repente todas as pessoas que você não gostam começam a usar? Você deixaria de usar?
E porque não pode ser assim com as coisas que você "poderia gostar"?
Posso ter sido rude, mas minha paciência se perde no universo com algumas coisas...

E depois, a discussão se deu por finalizada.
Aí, como diria Titia Shame: Aaah, essas bloguetes...
O pior que elas nem notaram as gafes que deram na hora de falar. E depois fala que não é preconceito!

Que coisa feia!

Ah, para não falarem que eu estou doida:

2 comentários:

  1. To passada, sério! A pessoa deixa de usar o que gosta apenas porque determinado grupo que não se identifica tá usando, pensando que vai ser julgada e que as pessoas vão achar que pertence a tal grupo? Omg!
    O mundo chegou a tal ponto? Você não usa uma coisa porque é preconceituosa e tem medo de sofrer preconceito? E se as pessoas acharem que você pertence a tal grupo, qual o problema? Você sabe que não e pronto.
    E muito julgamento nesse mundo :o

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que sentir, só dizer. Ultimamente essas blogueiras tem ficado cada vez mais nojentinhas, ugh.

    ResponderExcluir

 
Killing Cupcakes Blog Design by Ipietoon