Review: Hidden Village

Gatos tem mania de subir em cima de computadores. Por quê será?

Enfim, olá, pessoinhas! Esse post é um Review. Mas o quê é um review, aqui no blog?
Os reviews serão geralmente de indie games, encontrados na internet. Eu sou um pouco crítica, e comento muito sobre os detalhes, mas sei reconhecer os pontos positivos da história. Enquanto eu jogo, eu tiro prints e vou escrevendo sobre, por isso os reviews podem demorar mais de um dia para serem escritos.

E, para primeiro review do blog, eu peguei um jogo aleatório no Centro Rpg Maker. Aleatório mesmo, pois nem as screenshots estavam funcionando, então eu não tive nem uma noção de como o jogo é ou funciona antes de baixar. O nome do jogo é Hidden Village e foi criado pelo TKZ Productions e traduzido pelo usuário maxjonathay.


Vamos começar?


A tela de título é bonita, e possui uma animação de fundo. Deixa claro que o jogo tem a ver com alguma coisa do tipo, inverno ou neve e frio. A música de fundo é bonita e envolvente.

O jogo começa de maneira misteriosa, com sons igualmente misteriosos, e logo após o protagonista chamado Hunter é misteriosamente teletransportado de seu quarto para algum outro quarto igualmente misterioso. O início da história se mostrou interessante, e me deu vontade de continuar jogando.

Logo no primeiro quarto, o personagem leva um tempinho para conferir as estantes e prateleiras, aparecendo um indicador de "Procurando", o que é um detalhe interessante e traz mais realismo ao jogo.

Porém, há alguns pequenos erros de digitação ou de ortografia, que incomodam um pouco, que poderiam ter sido corrigidos em algum review ou coisa assim.

Aparentemente, precisamos dormir para recuperar nossas energias, gastas em atividades e manuseio de coisas. Por exemplo, logo no primeiro quarto, gastei energia tentando arrombar a porta.


Saimos do quarto, para uma vila cheia de neve, e MUITO misteriosa...
Aparentemente, você precisa procurar em lugares mais de uma vez, caso preciso. É uma coisa semelhante que eu usei em "The Last Words": Você só pega alguma coisa se souber que precisa dela, precisando verificar as coisas mais de uma vez. Eu, pelo menos acho que traz um toque realista ao jogo.
O único problema, é que você tem que as vezes procurar mais de uma vez para achar, o que é estranho... Tipo, procurei em um barril umas 4 vezes antes de encontrar alguma coisa.

(Hunter, porque anda tão devagar? Porquê você não consegue correr? O - o)

Procurando mais um pouco, encontrei uma menina, de nome Jordan. Ela também não faz ideia de onde está, mas conhece o protagonista.


Nota: Quando você está verificando a vila, antes de encontrar Jordan, há um bug com o evento da porta da cabana no canto superior direito. Ela não aparece, dando um espaço vazio. Aí, logo depois aparece novamente. Sem falar que tem um barril com um brilhinho que eu não consigo chegar nele, porquê  em sua volta está bloqueada a passagem.

A trilha sonora, enquanto eu explorava a vila se tornou enjoativa com o tempo.

Outra coisa que eu notei, é que o protagonista perde energia com o tempo, porém sua colega não. Ou eu que tive uma interpretação errada do funcionamento?

Depois de rodar muito, e travar, consegui encontrar o que precisava para prosseguir. Na mesma cabana onde tinha o erro da porta, em seu interior há outro erro na porta, se você entra e volta, você não consegue entrar na mesma novamente, entenderam? kk

Desci por um poço, e entrei em um lugar secreto.


E de lá, saí em um lugar completamente diferente... E essa trilha sonora enjoada tocando de fundo.


Abri uma casa, coloquei uma senha, e encontrei a rodovia. O que prometia ser o final do jogo, mas será?


E foi mesmo. Com uma promessa de continuação! E créditos que tocaram duas vezes... E eu fiquei esperando até no final para ver se acontecia alguma coisa interessante...

Enfim, foi um jogo curto, cuja história não foi bem desenvolvida. A história foi linear e não aconteceu nada de interessante. No quesito história, foi um jogo mediano. O que salva é a promessa de continuação, então em 10, minha nota seria 6.

Os gráficos exteriores são muito bonitos, e para os interiores foi usado o RPT mesmo. Eu sou muito chata quanto ao uso do RTP, (o meu projeto Sete Luas usa o RTP, mas eu trabalhei muito nos detalhes e no uso do parallax), então os gráficos de interior não me agradaram muito. Mas, acho que os gráficos externos compensam isso. Nota 7/10.

A trilha sonora, como eu reclamei anteriormente, é enjoativa. As músicas usadas na caverna de gelo e no início são melhores e mais agradáveis, e poderiam ter sido aproveitadas... Nota 7/10.

A jogabilidade é interessante, com o uso de ferramentas diferentes para resolver cada coisa. O sistema de energia é um pouco inútil, porquê não adiciona nenhuma dificuldade ou empecilho do jogo. A parceira também tem menos utilidade ainda, pois ela não perde energia, nem faz nada, e não resolve para nada. Espero que seja uma coisa mais explorada na continuação. Nota 8/10.

É um jogo curto, e fácil. Eu realmente espero que a continuação seja interessante, e com certeza irei jogá-la.

Espero que tenham gostado desse review, e pretendo trazer muitos outros futuramente.

Até o próximo post!

4 comentários:

  1. oiee flor sucesso com o blogger... adorei conhecer um pouco sobre REVIEW já tinha visto falar uma vez , mas não tinha ainda me interessado em saber o que hora.. esse jogo parecer ser bem interessante..
    estou lhe seguindo se puder retribuir http://agarotadepink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou muito de jogar (apesar de gostar), mas adorei as imagens do jogo! Achei lindo o clima frio e a neve caindo :)
    Espero que você goste mais da história na continuação!

    Beijos,
    http://www.leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu sou o Maxjonathay da review, gostei bastante dela, muito mesmo, mas há algumas coisas que eu gostaria de esclarecer.

    1 - Não sou responsável pela criação do jogo, a produtora responsável é a KMZ Productions. Eu fui responsável apenas pela Tradução ao Português do Brasil.

    2 - Sim, admito que há alguns erros de ortografia meu, que podem e vão ser corrigidos em uma nova versão que colocarei no Fórum.

    3 - Sobre os bugs eu entrarei em contato com o produtor, e sobre um barril brilhante que na review foi relatado como um bug, o produtor disse que ele colocou aquele barril de propósito ali. (não me pergunte: por quê?)

    Em fim, era só isso mesmo, muito obrigado pelo review. gostei muito.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu queria adicionar mais uma coisa, desculpa pelo double-post.

    4 - O sistema de energia do seu personagem cai até o momento em que ele não consiga mais cumprir uma tarefa, e é ai que o parceiro toma posse, e o sistema de energia dela também começa a cai.

    ResponderExcluir

 
Killing Cupcakes Blog Design by Ipietoon